Grupos de fontes

De lado um, tínhamos os programadores dizendo "deixe o dono do site escolher a fonte que ele quer onde ele bem quiser!". Então chegaram os designers, artistas digitais, e argumentaram: "Não! Um site com 4, 5, 10 fontes diferentes é simplesmente uma catástrofe! Precisa haver coerência na tipografia!". Os programadores, que estão também preocupados com a velocidade de carregamento do site, possíveis bugs com fontes externas e afins, concordaram. E assim foram criados os grupos de fontes.

Grupos de fontes são pares de fontes e suas respectivas configurações de espaçamento e estilo. Uma fonte é usada em títulos e outras áreas de destaque e a outra é usada nos textos. O grupo de fontes é usado no site como um todo de forma a manter a coerência de estilo e acelerar o carregamento do mesmo.

Onde está e como funciona?

A nova configuração se encontra em Construtor > Design> Fontes:

O primeiro grupo serve para restaurar as fontes originais do design que você está usando. Os outros 3 são combinações pré-definidas recomendadas pelos nossos designers (profissionais!). "E onde eu escolho a minha própria fonte?" você pode estar se perguntando. Logo abaixo, no botão Criar Grupo

Clicando em criar grupo, um novo grupo personalizado é criado e você poderá clicar no botão para editá-lo:

No painel Customizar grupo é onde você pode se divertir escolhendo uma combinação diferente de fontes e configurações. Você usar um tamanho relativo maior e um espaçamento diferente, tanto para a fonte dos títulos quanto para as fontes dos textos normais. Note que a escolha de cores é feita em cada widget em particular.

"Mas a lista de fontes é tão curta? No Word tem duzentas fontes!" Navegadores não são editores de texto. Ainda que os navegadores modernos façam isso automaticamente no background, obrigar cada visitante a baixar uma fonte que possivelmente será usada apenas em seu site é bem pouco eficiente. Nós usamos fontes que são usadas em larga escala e já estão pré-instaladas nos navegadores modernos.

A história não acabou

Quando finalmente os programadores e os designers chegaram num acordo, chegou a gerência, com um relatório do suporte técnico, e disse: "Não, não, não! O usuário quer usar a própria fonte e quer customizar em cada widget, temos que dar um jeito!". E lá foram os programadores e designers trabalharem de novo.

O que isso significa? A nova funcionalidade é, como de costume, o primeiro passo para um objetivo maior: mais customização para seu site. Fiquem de olho pois logo mais teremos não só uma lista maior de fonte integradas mas também a possibilidade de adicionar sua própria fonte e de customizar a fonte de widgets específicos.

E um pequeno teaser para para fechar: que há algum tempo não adicionamos novos designs?  Estamos preparando novidades nessa frente também, fiquem de olho! E lembrando: comentários, sugestões e afins, use o formulário abaixo.

 


Deixe seu comentário
avatar