O que é SEO?

SEO (do inglês: search engine optimization - otimização para mecanismos de procura) é o conjunto de medidas que você deve tomar para que seu site fique melhor posicionado nos resultados da procura dos mecanismos de busca. A importância disso você certamente sabe, afinal, está aqui lendo este artigo, interessado no SEO de seu site.

Fazer seu site aparecer na busca do Google é apenas uma questão de tempo pois o mesmo está sempre vasculhando a internet e o uKit não tem nenhuma limitação quanto à indexação de sites por mecanismos de busca. Fazer seu site aparecer no topo da pesquisa, no entanto, é algo que leva tempo, esforço e conhecimento de SEO.

Para muitos, SEO está entre ciência e arte, ambas ditadas pelas regras e decisões do Google no desenvolvimento de seus algoritmos de busca. Há outros mecanismos de busca pelo mundo a fora como o Yandex russo e o Baidu chinês, mas para fins de Brasil, o Google é o mecanismo mais relevante. O Google publica periodicamente uma cartilha com as instruções básicas de como otimizar seu site. É uma leitura no mínimo interessante e de grande importância para qualquer um que leve seu site a sério. 

O argumento principal da cartilha e da "filosofia" do Google é: "seu site precisa ser interessante para sua audiência". O Google mede isso através do quanto as pessoas clicam em seu site nas buscas, em quanto tempo as pessoas permanecem em seu site e quantos outros sites têm links para o seu.

No artigo de hoje mostraremos como aplicar alguns dos conceitos mencionados na cartilha em seu site do uKit.

O título e a descrição da página

Logo no início da  cartilha você encontra dois dos fatores mais importantes para seu site ser reconhecido corretamente pelo Google: o título e a descrição de cada página. O título é considerado o assunto principal da página e a descrição é um sumário dos assuntos abordados. Ambos são usados para gerar o texto nos resultados de buscas, logo, quanto mais interessantes e precisos, maiores são as chances da pessoa clicar em seu link no resultado da pesquisa.

Você sabe onde ficam essas configurações no Construtor?


Construtor > Páginas do site > Configurações

Dicas para preencher os campos:

  • Use um título diferente e preciso em cada página. O mínimo recomendado é usar o nome da página como título e isso o uKit já faz para você: em cada página, o campo título é preenchido pelo nome da página automaticamente quando a mesma é criada. O tamanho máximo recomendado do título é 60 caracteres.
  • Adicione uma descrição adequada para cada página. Não utilize a mesma descrição em todas as páginas ou deixe as mesmas em branco. O comprimento recomendado da descrição é de 160 caracteres.
  • Use palavras-chave. Se sua empresa vende aparelhos para medir a flexibilidade do rabo da lagartixa em Cachoeirinha - RS, use essas palavras no título. O mesmo vale para a descrição: seja sucinto mas cite as palavras-chave de seu negócio, assim como termos que você acredita que serão usados para procurar pelo seu site. 
  • Preencha o campo palavras-chave também. Este campo não é obrigatório e já não é usado com tanta frequência pelo Google, mas vale a pena preenchê-lo ainda que seja só para organizar as palavras-chave a serem usadas no campo descrição. Separe cada palavra com vírgulas.

Se você está criando uma nova página e ela ainda não está pronta, lembre-se de ativar a opção "Não indexar esta página". Isso é importante pois a indexação de uma página incompleta pode fazer com que o Google entenda o assunto da mesma incorretamente e isso afete o posicionamento de seu site como um todo!

URL - o endereço da página

O primeiro campo na configuração da página é o próximo item explicado na cartilha do Google: o URL (endereço) da página. A recomendação do Google é tentar sempre usar URLs que sejam simples e amigáveis, ou seja, legíveis por seres humanos. Isso significa que você deve sempre nomear suas páginas como "contatos" ou "serviços" ao invés de "index_contat" ou "pag_serv".

Antes de publicar seu site, lembre-se de alterar os URLs das páginas para versões em português. Use "serviços" ao invés de "services", "contatos" ao invés de "contacts" e por aí vai. Em novas páginas que criou, use URLs que reflitam o conteúdo das mesmas.

Dica importante: ao criar uma nova página, o URL gerado automaticamente é sempre igual ao nome da página. Logo, a forma mais prática e rápida de criar uma nova página é nomeá-la com o URL que ela deverá ter e depois disso alterar o nome na lista de página.

E falando em endereço da página: adquirir ou anexar seu próprio domínio é tão importante quanto usar um endereço fácil de lembrar. A cartilha do Google não menciona isso diretamente pois está implícito no texto como um todo que se você tem seu site, você tem também seu próprio domínio. A explicação técnica é que sem um domínio, seu site será um subdomínio de ulcraft.com.br, um endereço cujo ranking é afetado indiretamente por todos os outros milhares de sites que também são subdomínios e não têm seu próprio domínio no uKit. 

Você pode adquirir seu próprio domínio .com.br ou .com diretamente em Painel de Controle > Domínios.

Ao trabalho!

Por hoje é só! Agora é hora de ir aplicar essas dicas em seu site do uKit.

O assunto, no entanto, ainda não acabou: nos próximos artigos iremos discutir o uso correto de âncoras, o robots.txt, sitemap.xmlbacklinking, divulgação e muito mais, fique ligado!



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