O que são blocos?

Blocos são áreas definidas de seu site com layout e background próprios que podem conter Widgets. Parece complicado mas não é, você pode facilmente visualizar os blocos no Construtor simplesmente passando o mouse em cima das diversas áreas do site. Cada bloco pode conter um número qualquer de Widgets e pode ser movido para cima ou para baixo em sua respectiva página. Inicialmente esse era todo o movimento que um bloco podia ter. Sua principal aplicação era possibilitar diferentes cores ou imagens de fundo para diferentes áreas da mesma página.

Mas nós tínhamos planos muito maiores para essa funcionalidade...

Numa atualização recente, nós adicionamos a possibilidade de duplicar blocos, estendendo a funcionalidade dos mesmos. Muito de vocês perguntaram: "mas não dá para duplicar para outra página?" Nossa resposta: "Por enquanto, infelizmente, não". Esse por enquanto finalmente acabou e agora os blocos alcançaram um novo nível de utilidade: eles servem não apenas para controlar o fundo de áreas do site, mas também como conjuntos de widgets que podem ser duplicados e movidos em qualquer página do site.

Como funciona?

O botão para duplicar o bloco em outra página se encontra no local habitual:

Além desse botão, você encontra também o botão Adicionar aos favoritos. Com ele você salva o bloco para uso posterior, adicionando à lista de blocos no painel esquerdo, na aba Blocos.

Você pode renomear os blocos para facilitar a organização e excluir blocos quando os mesmos já não são mais necessários.

Ok, legal, mas e na prática?

Na prática ficou mais fácil configurar áreas semelhantes em diferentes páginas. Digamos que no site da sua oficina mecânica você queira repetir os 3 serviços mais populares em todas as páginas, basta criar um bloco com os Cartões de Produtos dos respectivos serviços e copiá-lo para as outras páginas, ao invés de re-configurar os widgets do zero em cada página.

Outra possibilidade é se você não gostou do rodapé no design que escolheu, você pode criar seu próprio bloco-rodapé e repeti-lo em todas as outras páginas, ao invés de configurar manualmente os widgets em cada uma. 

Se você tem diversas categorias de produtos ou serviços e elas seguem a mesma estrutura, você pode criar o bloco inicial da primeira categoria e repeti-lo nas outras páginas, alterando apenas o conteúdo. O mesmo vale para áreas de contato, onde você pode configurar o bloco para ter um Widget Contatos e ao lado o Widget Formulário, e aí repeti-los nas diversas áreas de seu site.

E por hoje é só. Se você em algum momento você teve uma idéia para seu site mas desistiu porque precisaria repetir os mesmos Widgets em todas as páginas, agora não tem desculpa, coloque as mãos na massa pois as ferramentas estão aí!



Total comentários: 1
avatar
0 Spam
1 antoniocs • 13:16, 26-12-2016
Os designs dos "blocos" são muito limitados até mesmo até nos "templates" premium. Estou com dificuldade de encontrar uma template (com determinados designs de blocos) que se adaptem às minhas necessidades, pois um "template" tem um design, e no outro [template]tem outro (mas preciso dos dois designs em um só. Me sinto muito limitado na plataforma, com coisas simples. Os designs dos Widgets e Blocos poderiam ser universais (em todos os templates, ou pelo menos no premium).

Gosto da plataforma. Mas é muito limitada.
Deixe seu comentário
avatar