Como começar

Desde lançamento o uKit tem integrado ao sistema o serviço Google Analytics, uma das melhores ferramentas gratuitas de estatísticas da internet, considerada por muitos o padrão a ser seguido por todas as outras. Para usar essa ferramenta em seu site, basta conectar sua conta com seu site no uKit. Essa parte deixaremos para nosso FAQ: Como conectar o Google Analytics ao meu site?

Se você acabou de criar e conectar o site, obviamente não haverá nenhuma visita registrada. Se você já usava o Analytics no site e simplesmente migrou para o uKit, as estatísticas antigas devem aparecer no Painel.

O básico

O novo painel exibe as informações mais importantes para avaliar a evolução de seu site. Agora você encontra um gráfico geral de visitas e 3 seçoes com informações sobre sua audiência: Público-alvoFontes de tráfego Conteúdo.

O gráfico de visitas mostra a saúde geral do seu site. É importante entender como esses números são contabilizados, então, vamos dar um exemplo prático:

A Maria, com quem você conversou durante o dia e contou sobre seu novo site, resolveu visitá-lo. É a primeira vez que ela entra no site. Ao digitar o endereço e abrir a página, uma visualização é contabilizada. A Maria, interessada em seu site, leu algumas linhas na página inicial e clicou num dos itens do menu. O tempo mínimo que o Google considera para decidir se o usuário ficou interessado no site passou e uma visita foi contabilizada. Como o IP da Maria nunca tinha sido registrado no site, um usuário e um novo usuário também foram contabilizados.

Passados 2 dias, a Maria lembrou do seu site e digitou o endereço novamente. A página carregou, mas o filhinho dela a chamou, ela fechou o navegador e foi ver o que era. Uma visualização foi contabilizada mas não uma visita.

Um pouco depois, quando a Maria já estava livre, voltou para o PC, abriu seu site novamente e foi ler o artigo que você postou recentemente. Uma visualização e uma visita foram contabilizadas. Como a Maria está na casa dela, o mesmo IP foi usado e por isso ela foi considerada o mesmo usuário que antes.

Em nosso FAQ você encontra a definicão de cada item: O que são os itens no gráfico de visitas do site? 

Conhecendo melhor sua audiência

Abaixo do gráfico de visitas do site você encontra informações extras sobre seus visitantes:

Nos painéis com informações de sua audiência é importante entender os seguintes elementos:

  • Em "Fontes de tráfego" você encontra de onde vem seus visitantes. As 4 possíveis fontes de tráfego você encontra em nosso FAQ: O que são os itens do gráfico de origem do tráfego do site?.
  • Em "Conteúdo" você encontra a Taxa de rejeição, que é um fator de enorme importância para a classificação de seu site perante o Google e qualquer outro mecanismo de busca. 
  • Em "Público-alvo" você encontra informações estimadas sobre os visitantes de seu site

Juntos, esses 3 painéis dão uma idéia geral de quem está visitando seu site, de onde está vindo, quais páginas estão acessando e quanto tempo estão permanecendo no site. 

Taxa de rejeição foi mencionada especificamente pois a mesma é usada pelo Google como uma medida do quanto seu site é interessante para sua audiência: quanto mais baixa, melhor. Valores acima de 70% geralmente significam que seu site está decepcionando a audiência e vale a pena dar uma avaliada se o mesmo não está confuso ou com algum problema técnico.

Melhorar a taxa de rejeição do site é por si só uma arte: é preciso entender o que seus visitantes querem e oferecer essa informação da forma mais clara, acessível e direta o possível. Se você tem uma página de produtos, o link para a mesma precisa estar o mais visível o possível na página inicial. Se sua página serve para exibir as informações de contato da sua empresa, deixe isso bem claro na página inicial. Se você tem serviços, a mesma coisa: adicione uma pequena descrição dos mesmos e um link para a página com as informações completas.

Querem mais?

Por enquanto é só! A quantidade de informações que podem ser encontradas no Google Analytics é praticamente infinita e pode trazer insights importantíssimos para o sucesso de seu site. Quer aprender mais? Algum tópico específico que gostariam que abordássemos? Deixe seu comentário aqui ou em nossa página no Facebook.

 


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